Cartão Cidadão 2024: Consulta Saldo, Como Fazer, Emitir 2ª Via

O Cartão Cidadão, como o nome sugere, é um cartão magnético expedido e gerenciado pela Caixa Econômica Federal juntamente ao Governo Federal. Embora seja semelhante a outros cartões de crédito e débito, sua finalidade é completamente diferente.

Esse cartão permite um controle mais rigoroso dos benefícios sociais associados ao Governo Federal. Ele pode ser utilizado em todos os canais de autoatendimento da Caixa, bem como em suas agências.

Cartão Cidadão 2024

O Cartão Cidadão é um recurso valioso para todos os trabalhadores, mas só pode ser obtido por aqueles que tiveram carteira assinada em algum momento da vida. Como qualquer outro documento, é individual e contém informações pessoais, incluindo o número do PIS do trabalhador.

Esse cartão está disponível para todos os trabalhadores de empresas privadas e garante o recebimento de benefícios sem demora ou perda de tempo. Ele é um importante aliado para os trabalhadores brasileiros que desejam aproveitar ao máximo seus direitos sociais.

Como Fazer o Cartão Cidadão

Todo trabalhador tem direito de realizar o seu Cartão Cidadão, no entanto, é necessário estar cadastrado em alguns dos seguintes órgãos para solicitar o cartão:

  • Número de Inscrição Social (NIS);
  • Número de Inscrição do Trabalhador (NIT);
  • PIS/PASEP.

A solicitação do cartão cidadão pode ser realizada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal perto de você ou se você preferir pode ligar para o 0800 da Caixa, através do número 0800 726 0207. Lembrando que é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP;
  • CPF;
  • RG, Carteira de Habilitação, CTPS ou Certidão Civil;
  • Comprovante de residência ( caso prefira ir a uma agência bancária).
Telefone Caixa 0800
Telefone Caixa 0800

Consulta Saldo

Para realizar a consulta do saldo do seu cartão é muito fácil, para isso você só tem que seguir os seguintes passos:

  • Você pode realizar a consulta do saldo do seu cartão online através da internet, para isso basta acessar caixa.gov.br;
  • Ao entrar no portal você deverá informar o número do seu NIS/PIS/PASEP e a senha de acesso ao portal;
  • Caso não tenha a senha, basta clicar na opção “Cadastrar Senha”.
  • Sendo assim, você terá acesso ao portal do cidadão onde ficará sabendo de todas as informações dos seus benefícios.
Consulta Saldo e Extrato FGTS
Consulta Saldo e Extrato FGTS

Como Tirar a Segunda Via do Cartão pela a Internet

  • A internet não permite a emissão do cartão cidadão, porém, após adquiri-lo, é possível acessar diversas informações online, como o saldo e extrato.
  • Caso ocorra roubo, furto ou perda do seu cartão, entre em contato com a central de atendimento pelo número 0800 726 0207. A ligação é totalmente gratuita e permitirá que você solicite a segunda via do seu cartão, tendo em mãos o número do seu NIS/PIS e informações pessoais para confirmação.
  • Assim como na emissão, o novo cartão será entregue na sua residência ou agência mais próxima após solicitação.
  • Porém, para usar novamente o cartão, você deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para cadastrar uma nova senha de acesso.

Confira também nosso artigo completo que ensina os passo para você tirar a segunda via do cartão cidadão e veja como é fácil recuperar o seu documento.


Como Recuperar a Senha do Cartão

É através da senha que o cartão cidadão é habilitado, você pode recuperar a sua senha em qualquer agência da Caixa, para realizar a solicitação é preciso estar portando o documento de identificação com foto e o número do seu NIS/PIS.

O cartão do cidadão é um facilitador para o trabalhador, pois através do mesmo é possível consultar saldo e extratos de diversos benefícios sociais, tais como PIS, seguro desemprego, salário família, FGTS entre diversos outros benefícios sociais.

Por isso, só pode adquirir o cartão o trabalhador que algum dia fez parte ou faz de algum benefício social ou trabalhou de carteira assinada.


Para que Serve o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é muito importante na vida de trabalhadores brasileiros, pois é através dele que benefícios chegam a mão dos trabalhadores, benefícios esses como:

Além desses, serviços de caráter social também são entregues através do Cartão Cidadão.

Normalmente o cartão é utilizado para realizar saques de valores concedidos por benefícios trabalhistas. Lembrando que o cartão cidadão é responsabilidade do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.


Como Cadastrar Senha do Cartão Cidadão

Depois de receber o cartão cidadão você deve cadastrar uma senha para poder utiliza-lo. É através dessa senha que o trabalhador poderá realizar o saque dos seus benefícios administrados pela Caixa Econômica Federal.

Para que você possa cadastrar ou recadastrar sua senha do cartão, é preciso ir até uma agência da Caixa ou então telefonar para o número 0800 726 0207.

Das duas maneiras é preciso apresentar o termo de responsabilidade e alguns documentos:

  • Carteira de habilitação;
  • Carteira funcional;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte;
  • Carteira de identidade;
  • Identidade militar;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Como Desbloquear o Cartão Cidadão

Para liberar o uso do seu cartão novamente é muito fácil, você deve ligar para o atendimento da CEF pelo 0800 726 0207  e escolher no menu a opção desbloquear cartão do cidadão.

Ao optar por essa opção você será redirecionado a falar com um atendente, assim, será necessário que você resposta algumas perguntas pessoais e confirme seus documentos.

Após realizar a ligação, seu cartão cidadão ficará disponível novamente dentro de 24 horas.


Como Usar o Cartão Cidadão para Fazer Saques e Tirar Extratos

Para tirar o saldo do cartão cidadão e realizar o saque, você deve ir até um ponto de atendimento da Caixa Econômica Federal e ter em mãos tais documentos:

  • Documento original com foto, seja RG ou CTPS;
  • Cartão Cidadão.

Caso você deseje realizar um saque num valor que não ultrapasse R$ 1.000,00 é possível sacar em um caixa eletrônico, contrário a isso você só conseguirá sacar em um banco com a ajuda de um funcionário.

Se você tiver perdido o seu cartão, é possível realizar uma segunda via. Para isso, é preciso ir até uma agência da Caixa ou ligar para o número já disponibilizado anteriormente. Com a perda do cartão cidadão, será preciso cancela-lo e pedir um novo.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor
Alice Gomes
Alice Gomes

Alice é formada em Ciências Contábeis e dedica-se a estudar e descomplicar o universo dos impostos e benefícios sociais. Desde 2014, ela escreve para a internet, conquistando a confiança dos leitores graças à sua habilidade em fornecer conteúdo confiável e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *