O cartão cidadão é o grande facilitador do cidadão brasileiro, pois através do mesmo é possível consultar saldo e extratos de diversos benefícios sociais, tais como FGTS, seguro desemprego, bolsa família, salário família e outros benefícios sociais vinculados ao Governo Federal. Nesse artigo iremos falar especificadamente sobre como solicitar a segunda via cartão cidadão.
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Como solicitar a segunda via cartão cidadão?
Se você perdeu o seu cartão do trabalhador ou o mesmo foi roubado, você pode emitir a segunda via cartão cidadão através do número 0800 726 0207, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone residencial, para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu PIS/PASEP para a confirmação dos seus dados.
Após receber o seu cartão compareça a uma agência da Caixa para fazer o cadastro de uma nova senha.
Como tirar a segunda via do seu cartão pela a internet
Você pode consultar o seu saldo e extrato, dentre outras operações pela a internet, mas não consegue solicitar a primeira ou a segunda via do seu cartão online, a segunda via só pode ser realizada pela a central de atendimento da Caixa ou em uma agência.
Como tirar a segunda via do seu cartão pelo telefone
- Para emitir a segunda via cartão cidadão basta telefonar para o número 0800 726 0207, essa ligação é totalmente gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta feira das 10h às 18h, é importante que tenha de fácil acesso o número do seu PASEP/PIS, em busca de um atendimento mais ágil, além dos documentos a atendente irá solicitar algumas confirmações de dados;
- Após a solicitação, em até 15 dias seu cartão será enviado ao endereço cadastrado, ou na agência solicitada, quando o cartão estiver chegando, é preciso que você compareça a uma agência da Caixa para cadastrar a senha.
- Se você é um beneficiário que recebe mensalmente algum benefício, é fundamental guardar o cartão cidadão em um local de fácil acesso, pois a perda do cartão pode causar diversos transtornos e dores de cabeça até que um novo seja solicitado.
- Com o cartão cidadão, as transações bancárias são realizadas facilmente pelos usuários, mediante senha pessoal a qual foi cadastrada. E ainda mais, consultar saldos e extratos torna-se muito mais fácil, pois dessa maneira a consulta pode ser realizada em qualquer casa lotérica ou em uma agência da Caixa.
Para concluir, as operações com o cartão cidadão são seguras. Caso o cartão seja perdido, furtado, extraviado ou roubado, é importante realizar um BO (boletim de ocorrência) e reportar o mais rápido possível a Caixa Econômica Federal para que essa tome as devidas medidas administrativas necessárias sejam tomadas e o cancelamento do cartão seja feito.
O cartão do cidadão é destinado ao trabalhador brasileiro que possui algum vínculo com algum benefício social, para isso, o trabalhador deve trabalhar ou ter trabalhado com carteira assinada, tendo direito ao FGTS, desde então poderá solicitar o cartão Caixa do Trabalhador.
O cartão cidadão serve para consultar outros benefícios sociais tais como seguro desemprego, salário família, bolsa família, FGTS entre outros benefícios vinculados ao Governo.
O saque do seu benefício é feito com o cartão cidadão da mesma maneira que o cartão comum, mediante uma senha única e pessoal cadastrada após a aquisição do cartão, sendo assim, basta realizar a consulta ou o saque em qualquer agência da Caixa ou casa lotérica mais próxima.