O PIS 2024 é um programa de contribuição tributária realizada por pessoas jurídicas para funcionários do setor privado. Os recursos arrecadados são destinados para o pagamento de benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego e abono salarial. O pagamento do PIS 2024 é realizado pela Caixa Econômica Federal. Quer saber como realizar o cadastro PIS 2024? Leia o artigo abaixo!
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Como Funciona o PIS 2024?
O PIS é um documento do trabalhador que define o seu vínculo com a Previdência Social. Graças a ele, os trabalhadores tem acesso a vários benefícios trabalhistas, como o abono salarial.
O benefício funciona como uma espécies de 14º salário do trabalhador de empresas privadas. O pagamento do PIS 2024 é realizado pela Caixa Econômica Federal.
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Para receber o benefício, o empregador precisa declarar o trabelhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue anualmente ao Ministério da Economia.
Para ter direito ao abono, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS no mínimo a 5 anos, e ter renda mensal não superior a 2 salários mínimos por mês.
O pagamento do PIS 2024 pode ser feito direto na conta, caso o trabalhador tenha conta na Caixa Econômica Federal. Se o trabalhador não possuir uma conta, saiba que poderá sacar o benefício no guichê através do Cartão Cidadão.
Quem pode receber o PIS 2024
Não basta que a empresa tenha feito o cadastro PIS 2024 para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial.
Para receber o benefício, é necessário que quem tem direito ao PIS 2024 se enquadre nas seguintes regras:
- Sua remuneração média não ultrapasse 2 salários mínimos no ano-base;
- Tenha trabalhado com carteira registrada ano menos 30 dias no ano-base;
- Necessário ter realizado o cadastro PIS ao menos a 5 anos;
- A empresa precisa ter entregue a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) informando os dados do trabalhador ao Ministério da Economia.
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Cadastro PIS 2024
O cadastro PIS 2024 é destinado tanto para o empregador quanto para o empregado:
- O trabalhador deve se cadastrar no PIS para conseguir exercer atividade remunerada com carteira de trabalho assinada.
- Já a empresa, ao contratar servidor, deve vincular as informações pessoais na Previdência Social e Ministério da Economia.
A inscrição nesse programa é essencial para conseguir o Número de Identificação do Trabalho (NIT) e também participar de outros programas do Governo Federal.
Os trabalhadores podem fazer o cadastro no PIS pela internet de uma maneira muito simples e fácil. O procedimento de cadastro do PIS pode ser feito da seguinte maneira:
- Acesse a plataforma do Dataprev pelo endereço eletrônico: https://cnisnet.inss.gov.br/;
- Na página inicial, passe o mouse sobre a opção “Inscrição” e, em seguida, “Filiado”;
- Preencha os seguintes dados solicitados pela plataforma do Dataprev:
- Nome do Filiado
- Nome da Mãe
- Data de Nascimento
- CPF
- Selecione a opção “Não sou um robô” e, logo depois, em “Continuar”;
- Pronto! O trabalhador está cadastrado no PIS e, na plataforma, pode ter acesso a várias outras informações essenciais sobre o programa.
- Confira ainda: Como saber se tenho direito ao PIS?
Cadastro PIS 2024 Online
As empresas com empregados podem realizar o cadastramento do PIS por via do site da Caixa. Durante o procedimento, a plataforma solicita as principais informações pessoais do trabalhador para efetuar a inscrição no PIS.
O cadastro do PIS online pode ser feito da seguinte maneira:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo endereço eletrônico: http://www.caixa.gov.br/;
- Na página, selecione a opção “Cadastrar NIS/PIS do empregado”;
- Informe o número do PIS e a senha internet;
- Em seguida, clique na opção “Cadastro NIS”;
- Preencha o formulário com as informações do trabalhador, como dados de inscrição, informações pessoais, documentos e endereço residencial;
- Ao término do preenchimento, clique em “Confirmar” para finalizar o cadastramento do PIS online.
Comprovante de Cadastro PIS
O comprovante de cadastro no PIS é um documento que atesta garantir que o trabalhador está inscrito regularmente nesse programa de contribuição tributária. Geralmente, a documentação é pedida para trabalhadores com problemas ou que pretendem solicitar benefícios assistenciais.
No entanto, a emissão do documento não pode ser feita pela internet. Para retirar o comprovante de cadastro do PIS é preciso comparecer em qualquer agência da Caixa Econômica com seu documento de identificação e solicitar o comprovante. Vale ressaltar que, em alguns casos, o extrato do PIS serve como segunda via do comprovante de inscrição.
Saque PIS 2024
A Caixa Econômica Federal é quem administra o PIS, sendo assim, qualquer consulta ou saque PIS 2024 deve ser realizado nesta agência ou então, em suas casas lotéricas.
O saque pode ser realizado tendo em mãos o seu cartão cidadão além de um documento original com foto.
✓ Saiba também como consultar o calendário PIS 2024
Nas agências da Caixa, o saque pode ser feito tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo guichê de atendimento.
Para realizar o saque, é necessário levar o Cartão Cidadão e também um documento de identidade com foto (RG, CNH, Passaporte e etc).